Beijing, 2 fev (Xinhua) -- A Aluminum Corporation of China (Chinalco) informou na última sexta-feira que sua subsidiária listada, a Aluminum Corporation of China Limited (Chalco), planeja adquirir participação acionária na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
Segundo as informações, a Chalco pretende, por meio de sua subsidiária integral Chalco de Hong Kong, estabelecer uma joint venture no Brasil com a Rio Tinto International Holdings Limited. A aquisição será realizada por essa joint venture, que comprará 68,596% das ações da CBA, atualmente detidas pela Votorantim.
O Grupo Rio Tinto é um fornecedor global integrado de recursos minerais. A CBA é um complexo industrial integrado de alumínio no Brasil, abrangendo toda a cadeia produtiva do alumínio, incluindo bauxita, alumina, alumínio eletrolítico, processamento de alumínio, alumínio reciclado e fornecimento de energia. Em 2024, a empresa produziu 720 mil toneladas de alumina e 364,5 mil toneladas de alumínio líquido de baixo carbono.
A Chinalco afirmou que a aquisição deverá fortalecer ainda mais as capacidades da Chalco em desenvolvimento verde, práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) e operações internacionais.

