Beijing, 26 nov (Xinhua) -- A China conduzirá testes comerciais para viabilizar serviços de Internet das Coisas (IoT) via satélite, a fim de apoiar o desenvolvimento seguro e saudável das indústrias emergentes, tais como aeroespaço comercial e economia de baixa altitude, de acordo com o Ministério das Indústria e Informatização.
Os serviços de IoT via satélite referem-se a um tipo de serviço de dados de baixa velocidade que fornece conexões IoT de uma ampla área para dispositivos como terminais de coleta de dados, dispositivos wearables e terminais portáteis, bem como veículos de transporte como automóveis, navios e aeronaves, por meio da tecnologia de comunicação via satélite.
As empresas que se inscrevem para realizar testes comerciais devem realizar negócios relevantes na China, construindo sistemas IoT via satélite, bem como sistemas de suporte comercial (BSS, sigla em inglês), sistemas de suporte operacional (OSS, sigla em inglês) e sistemas de suporte de gestão (MSS, sigla em inglês), conforme as leis e regulamentos, de acordo com uma circular divulgada pelo ministério na terça-feira.
Os testes comerciais de serviços de IoT via satélite visam principalmente usuários industriais em áreas como transporte, energia, agricultura e resposta a emergências, que utilizam esses serviços para coleta e transmissão de dados.
Ao realizar os testes comerciais, a China pretende dinamizar as entidades do mercado, aprimorar as capacidades de serviço da indústria, estabelecer um sistema de supervisão de segurança e formar experiências e modelos replicáveis e escaláveis, observou a circular.

