Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China solicita consulta à OMC sobre subsídios da Índia a veículos elétricos e baterias

15 de outubro de 20251 min de leitura

Beijing, 15 out (Xinhua) -- A China solicitou nesta quarta-feira uma consulta à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as medidas de subsídio da Índia nos setores de veículos elétricos e baterias, de acordo com o Ministério do Comércio.

As medidas relevantes da Índia violam várias obrigações da OMC, incluindo o princípio do tratamento nacional, e constituem subsídios de substituição de importações, que são explicitamente proibidos sob as regras da OMC, disse um porta-voz do ministério em um comunicado.

Essas medidas beneficiam de forma injusta as indústrias nacionais da Índia e prejudicam os interesses legítimos da China, disse o porta-voz, observando que a China tomará medidas resolutas para salvaguardar efetivamente os direitos e interesses legítimos de suas indústrias nacionais.

Durante o período considerado, alega-se que várias medidas comerciais e econômicas da Índia não estão alinhadas com as regras da OMC, gerando preocupações generalizadas entre os membros da OMC, disse o porta-voz, exortando a Índia a cumprir seus compromissos com a OMC e corrigir imediatamente suas práticas erradas.