Beijing, 23 out (Xinhua) -- A China revitalizou com sucesso 88 rios e lagos importantes em todo o país até o final de setembro deste ano, restaurando fluxos ecológicos de cursos d'água que permaneceram secos por décadas, anunciou o Ministério dos Recursos Hídricos na quarta-feira.
As conquistas foram alcançadas no âmbito de um plano de ação nacional de "rejuvenescimento do rio-mãe" para 2022-2025. Planos de restauração personalizados foram criados para cada rio e lago com base em suas condições específicas.
Entre os sucessos notáveis estão o rio Amarelo, que mantém um fluxo ininterrupto há 26 anos consecutivos, e o Grande Canal Beijing-Hangzhou, interrompido por um século, que viu a água ser restaurada em toda a sua extensão por quatro anos consecutivos.
Na bacia do rio Haihe, outrora afetada por grave escassez de água e poluição, a reabilitação sistemática reverteu a degradação ecológica. O rio Yongding, que apresentava trechos secos há 26 anos, tem visto água fluir ao longo de toda a sua extensão há cinco anos, enquanto o lago Baiyangdian - uma zona úmida vital no norte da China - mantém níveis ecológicos estáveis de água há sete anos.
No futuro, a China planeja expandir o programa para mais bacias e estabelecer mecanismos de longo prazo para revitalizar rios e lagos, enquanto continua com a abordagem personalizada de restauração para melhorar os ecossistemas dos rios e lagos chineses, de acordo com o ministério.

