Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China registra crescimento constante na renda das pessoas nos três primeiros trimestres

20 de outubro de 20252 min de leitura

Beijing, 20 out (Xinhua) -- A renda disponível per capita da China apresentou crescimento constante nos três primeiros trimestres de 2025, sustentada pela estabilidade geral da economia e por um mercado de trabalho estável, mostraram dados oficiais divulgados nesta segunda-feira.

A renda disponível per capita do país situou-se em 32.509 yuans (US$ 4.580) nos primeiros nove meses deste ano, alta anual de 5,1% em termos nominais, representando um aumento de 5,2% após dedução dos fatores de preço, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

A mediana da renda disponível per capita em nível nacional foi de 27.149 yuans no período, um aumento anual de 4,5%.

A renda dos residentes rurais registrou aumento anual de 5,7% em termos nominais, mantendo uma taxa de crescimento mais alta que a dos residentes urbanos, que cresceu 4,4% no mesmo período, disse Zhang Yi, funcionário do DNE.

Enquanto isso, o gasto de consumo per capita da China foi de 21.575 yuans, alta anual de 4,6% em termos nominais e aumento de 4,7% após dedução dos fatores de preço.

Os gastos dos consumidores com serviços mantiveram crescimento sólido, representando 46,8% do gasto total de consumo, mostraram os dados.

Na próxima fase, a China intensificará os esforços para manter a estabilidade do mercado de trabalho, promover o crescimento estável da renda das pessoas e fortalecer a capacidade e a disposição dos residentes para consumir, disse Zhang.

Os dados de segunda-feira também mostraram que o produto interno bruto (PIB) da China cresceu 5,2% em termos anuais nos três primeiros trimestres deste ano.