Beijing, 23 set (Xinhua) -- A China realizará em breve a cúpula global de mulheres em Beijing, por ocasião do 30º aniversário da Conferência Mundial sobre as Mulheres, realizada em 1995, anunciou na segunda-feira um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
Durante uma coletiva de imprensa regular, o porta-voz Guo Jiakun fez as observações quando foi solicitado a comentar sobre o livro branco, intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado na última sexta-feira pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado.
Guo disse que há 30 anos, a Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres das Nações Unidas (ONU) foi realizada com sucesso em Beijing. Para comemorar a Conferência e promover a implementação da Declaração de Beijing e da Plataforma para Ação, o governo chinês e a ONU Mulheres organizaram conjuntamente a Cúpula Global de Mulheres na sede da ONU em Nova York há uma década, disse ele.
Cinco anos atrás, o presidente chinês Xi Jinping propôs a convocação de outra Cúpula Global de Mulheres em 2025, acrescentou Guo.
Guo observou que, de uma perspectiva global, faltam apenas cinco anos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030. A causa global do desenvolvimento das mulheres enfrenta sérios desafios, mas também grandes oportunidades, disse ele.
"Na promoção da igualdade de gênero e do desenvolvimento integral das mulheres, a China não é apenas um defensor, mas também um ator ativo", disse Guo.
Guo enfatizou que, desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, a causa das mulheres na China floresceu, alcançando conquistas históricas e progresso abrangente. O caminho socialista do desenvolvimento das mulheres com características chinesas demonstrou vitalidade vibrante e vantagens únicas, acrescentou.
Ele disse que o lançamento do livro branco visa mostrar plenamente as principais conquistas da China na implementação da Declaração de Beijing e da Plataforma para Ação, introduzir sistematicamente os conceitos, princípios e práticas inovadores de promoção da igualdade de gênero e do desenvolvimento integral das mulheres na nova era, bem como o espírito inspirador das mulheres chinesas, contribuindo com a sabedoria da China e compartilhando a experiência da China para a causa global do desenvolvimento das mulheres.
"A China está disposta a trabalhar com países ao redor do mundo para dar as mãos no avanço de um novo processo para o desenvolvimento integral das mulheres e escrever um novo capítulo na causa global do desenvolvimento das mulheres", disse Guo.

