Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China pronta para aprofundar confiança política mútua com África do Sul, diz premiê Li

22 de novembro de 20254 min de leitura
China pronta para aprofundar confiança política mútua com África do Sul, diz premiê Li

Joanesburgo, 21 nov (Xinhua) -- O premiê chinês, Li Qiang, disse nesta sexta-feira que a China está pronta para trabalhar com a África do Sul para aprofundar a confiança política mútua e apoiar-se firmemente em questões relacionadas aos seus respectivos interesses essenciais e principais preocupações.

Li fez essas observações durante uma reunião com o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, antes da 20ª Cúpula do Grupo dos 20 (G20), marcada para sábado e domingo.

Li transmitiu a Ramaphosa as cordiais saudações do presidente chinês Xi Jinping, observando que, durante décadas, a China e a África do Sul se trataram como irmãos próximos, com uma amizade que atravessa montanhas e mares e se tornou cada vez mais forte.

Sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, disse ele, a China e a África do Sul estão trabalhando juntas para promover uma parceria de cooperação estratégica abrangente na nova era, com o objetivo de beneficiar os povos de ambos os países.

A China, disse Li, está pronta para continuar trabalhando com a África do Sul para levar adiante sua tradicional amizade, expandir a cooperação em vários campos, a fim de promover melhor o desenvolvimento comum dos dois países, bem como a unidade e a cooperação entre a China e a África como um todo.

O premiê chinês observou que a quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) revisou e adotou em outubro as Propostas do Comitê Central do PCCh para a Formulação do 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social, e que a África do Sul anunciou um plano de ação econômica de 10 pontos.

A China está pronta para fortalecer o alinhamento com a África do Sul em estratégias de desenvolvimento e promover a implementação antecipada do tratamento de tarifa zero no país, disse Li.

Li disse que os dois países devem alavancar suas vantagens complementares em recursos e estrutura econômica, aprofundar a cooperação em mineração e construção de infraestrutura, desenvolver novos destaques na indústria automotiva, explorar o potencial em setores emergentes, como novas energias e inteligência artificial, e expandir a cooperação em inovação científica e tecnológica, incluindo navegação por satélite e construção de laboratórios conjuntos.

Ele também instou a China e a África do Sul a fortalecerem o intercâmbio de experiências na redução da pobreza e na revitalização rural, e a avançarem na cooperação em saúde pública, cultura, educação e juventude, entre outros, a fim de aumentar o senso de ganho dos seus povos.

A China e a África do Sul deram início conjuntamente a uma iniciativa de cooperação para apoiar a modernização da África, a fim de incentivar a comunidade internacional a aumentar a atenção e o investimento na África, de acordo com Li.

Li também disse que a China está pronta para trabalhar com a África do Sul para fortalecer a coordenação em plataformas como o BRICS e o G20, implementar as quatro iniciativas globais propostas por Xi, defender o sistema de comércio multilateral, promover a reforma do sistema de governança global e salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento.

Por sua vez, Ramaphosa pediu a Li que transmita suas cordiais saudações e melhores votos a Xi. Ele disse que o importante consenso que ele alcançou com Xi, sobre o estabelecimento de uma parceria de cooperação estratégica abrangente na nova era, elevou as relações bilaterais a um novo patamar histórico e injetou um forte impulso na cooperação bilateral em vários campos.

Ramaphosa reiterou que a África do Sul adere firmemente à política de Uma Só China, reafirmando que Taiwan é uma parte inalienável do território chinês. A África do Sul continuará a trabalhar com a China para apoiar-se mutuamente em questões relativas aos interesses fundamentais, acrescentou ele.

Ele expressou seu agradecimento pelo apoio da China ao desenvolvimento econômico e social da África do Sul e disse que a África do Sul está pronta para aprofundar a cooperação com a China em áreas como comércio, investimento, mineração, indústria, ciência e tecnologia, energia e infraestrutura, saúde pública e redução da pobreza, a fim de trazer mais benefícios aos dois povos.

A África do Sul está disposta a proporcionar um ambiente seguro e saudável para as empresas chinesas que investem e operam no país e está pronta para trabalhar com outros países africanos para aproveitar ao máximo as políticas favoráveis da China para aprofundar a cooperação África-China, disse Ramaphosa.

Ramaphosa disse que a África do Sul elogia muito as quatro importantes iniciativas globais propostas por Xi.

Ele observou que a África do Sul aprecia sinceramente o forte apoio da China à realização da Cúpula do G20, dizendo que a China desempenha um papel importante em ajudar a cúpula a construir consenso e produzir resultados.

A África do Sul está pronta para fortalecer a comunicação e a coordenação com a China dentro do quadro das Nações Unidas, do G20 e de outras estruturas multilaterais para defender conjuntamente o multilateralismo, acrescentou.