Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China pede que Japão pare de adicionar empresas chinesas a lista de controle de exportação

30 de setembro de 20251 min de leitura

Beijing, 30 set (Xinhua) -- A China se opõe veementemente à decisão do Japão de incluir entidades chinesas em sua lista de controle de exportação e pede ao lado japonês que cesse imediatamente essa prática, destacou um porta-voz do Ministério do Comércio nesta segunda-feira.

O porta-voz fez as observações em resposta a uma pergunta da mídia sobre o assunto. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão atualizou sua "Lista de Usuários Finais" de controle de exportação no mesmo dia, com várias empresas chinesas adicionadas e duas removidas.

Sem base factual, o Japão incluiu irrazoavelmente as empresas chinesas na lista, disse o porta-voz, enfatizando que a China rejeita firmemente a medida, que prejudicará os interesses das empresas de ambos os países.

A China acolheu com agrado a remoção das duas empresas chinesas da lista pelo Japão, pois isso está alinhado com os interesses comuns de ambos os lados, afirmou o porta-voz.

"Estamos dispostos a intensificar a comunicação com o Japão para facilitar a remoção de mais empresas chinesas", acrescentou.