Beijing, 25 set (Xinhua) -- O Ministério da Defesa Nacional da China pediu nesta quinta-feira que as Filipinas parem imediatamente com as ações provocativas no Mar do Sul da China, após navios filipinos terem invadido as águas territoriais da China no início deste mês.
O porta-voz do ministério, Zhang Xiaogang, fez as observações em resposta a uma consulta da mídia sobre o incidente, no qual mais de 10 embarcações públicas filipinas entraram ilegalmente nas águas de Huangyan Dao da China antes de serem expulsas pela Guarda Costeira da China.
Zhang enfatizou que Huangyan Dao é território inerente da China. Encontra-se além dos limites do território filipino, conforme definido por uma série de tratados internacionais.
O lado filipino conduziu repetidamente ações provocativas que infringiram a soberania da China e criaram tensões no Mar do Sul da China. É um verdadeiro causador de problemas e um sabotador da paz. Alertamos o lado filipino para interromper imediatamente qualquer ato provocativo antes que seja tarde demais, disse ele.
A China continuará a tomar medidas resolutas para salvaguardar sua soberania territorial e direitos e interesses marítimos, disse Zhang.