Jiuquan, 30 out (Xinhua) -- A nave espacial tripulada Shenzhou-21 tem lançamento programado às 23h44 de sexta-feira (horário de Beijing) a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, informou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês) nesta quinta-feira.
Os preparativos para a missão tripulada Shenzhou-21 estão progredindo de maneira estável. O foguete transportador Longa Marcha-2F Y21, que será usado no lançamento, passará em breve pelo processo de abastecimento de propelente, informou Zhang Jingbo, porta-voz da CMSA, em uma entrevista coletiva.
De acordo com o plano, após entrar em órbita, a espaçonave Shenzhou-21 adotará o modo rápido de contato e acoplamento automatizados e deverá se acoplar ao porto frontal do módulo central Tianhe em cerca de três horas e meia, formando uma combinação composta por três naves e três módulos, explicou Zhang.
O porta-voz apontou ainda que, até o momento, a qualidade da espaçonave e do foguete está sob controle, a tripulação de astronautas encontra-se em boas condições, as instalações e equipamentos do sistema terrestre operam de forma estável e a combinação da estação espacial está em estado normal, reunindo todas as condições necessárias para a realização da próxima missão de lançamento.
Os astronautas chineses Zhang Lu, Wu Fei e Zhang Hongzhang executarão a missão de voo espacial tripulado Shenzhou-21, e Zhang Lu será o comandante, segundo a CMSA.




