Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China implementará política de isenção de visto para cidadãos suecos

17 de outubro de 20253 min de leitura
China implementará política de isenção de visto para cidadãos suecos

Beijing, 16 out (Xinhua) -- Para incentivar e apoiar os suecos a viajarem e conhecerem uma verdadeira China, o país está pronto para implementar a política de isenção de visto para cidadãos suecos, a fim de promover ainda mais o intercâmbio cultural e interpessoal, afirmou Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, em Beijing, nesta quinta-feira.

Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações durante uma reunião com a ministra das Relações Exteriores da Suécia, Maria Malmer Stenergard.

A China também espera que a Suécia desempenhe um papel construtivo na promoção do desenvolvimento saudável das relações entre a China e a União Europeia (UE), disse Wang.

Wang observou que a Suécia é um país importante na UE e foi o primeiro país ocidental a estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China, acrescentando que os dois países devem manter seu posicionamento como parceiros, em vez de rivais, e aderir ao princípio de que a cooperação supera as diferenças.

Wang expressou a esperança da China de que a Suécia veja e desenvolva as relações China-Suécia por meio de um pensamento estratégico independente e uma perspectiva de longo prazo.

Observando que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Suécia, Wang pediu às duas partes que implementem o consenso alcançado entre os dois chefes de Estado e façam bom uso do diálogo institucional nas áreas de economia e comércio. Ele instou as duas partes a aprofundarem sua comunicação e coordenação em assuntos multilaterais e a expandirem a cooperação prática em áreas como comércio e investimento, inovação científica e tecnológica, economia digital, desenvolvimento verde, vida e saúde. Ele também disse que a China e a Suécia devem trabalhar juntas para trazer as relações bilaterais de volta aos trilhos certos e promover continuamente o desenvolvimento saudável e estável das relações.

Stenergard disse que está satisfeita por ser a primeira ministra das Relações Exteriores da Suécia a visitar a China em 16 anos, observando que a Suécia atribui grande importância às suas relações com a China e que adere à política de Uma Só China.

Ela disse que a Suécia está disposta a construir uma relação econômica e comercial mutuamente benéfica e equilibrada com a China. Também está pronta para fortalecer a cooperação em áreas como comércio e investimento, inovação científica e tecnológica e transição verde, e para aprofundar a cooperação em áreas como educação, intercâmbio interpessoal e intercâmbio cultural.

Ela agradeceu à China por implementar sua política de isenção de visto para a Suécia, expressando sua convicção de que a política incentivará efetivamente mais suecos a viajar para a China.

A Suécia valoriza o importante papel que a China desempenha nas relações internacionais, disse Stenergard, e ela parabeniza a China pelo sucesso na organização da Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres. A Suécia também aprecia o anúncio da China de uma nova rodada de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para lidar com as mudanças climáticas, acrescentou ela.

Ela enfatizou que a Suécia apoia firmemente um sistema de comércio livre e aberto e defende o fortalecimento do diálogo e da cooperação.

Os dois lados também trocaram opiniões sobre a crise na Ucrânia, bem como outras questões internacionais e regionais.