Beijing, 21 out (Xinhua) -- O Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular da China expulsou no domingo um avião militar P-8A da Austrália que invadiu ilegalmente o espaço aéreo territorial da China sobre Xisha Qundao, afirmou um porta-voz militar chinês, nesta segunda-feira.
Li Jianjian, porta-voz da Força Aérea do comando do teatro, disse que o P-8A invadiu ilegalmente o espaço aéreo territorial da China sobre Xisha Qundao sem a aprovação do governo chinês.
O comando do teatro organizou forças navais e aéreas para realizar rastreamento e vigilância, tomar contramedidas contundentes e emitir avisos para afastar o avião australiano, de acordo com as leis e regulamentos relevantes, ressaltou Li.
O porta-voz enfatizou que as ações da Austrália violaram gravemente a soberania da China e representaram um alto risco de provocar incidentes marítimos e aéreos.
"Advertimos firmemente a Austrália para cessar imediatamente suas infrações e atos provocativos", destacou Li. "As tropas do comando do teatro permanecem em alerta máximo o tempo todo e salvaguardarão resolutamente a soberania e a segurança nacionais, bem como a paz e a estabilidade regionais."