Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China está pronta para construir uma parceria estratégica mais estável com Austrália, diz premiê chinês

27 de outubro de 20253 min de leitura
China está pronta para construir uma parceria estratégica mais estável com Austrália, diz premiê chinês

O Premiê chinês, Li Qiang, conversa com Primeiro-Ministro australiano, Anthony Albanese, em Kuala Lumpur, na Malásia, em 27 de outubro de 2025. (Xinhua/Huang Jingwen)

Kuala Lumpur, 27 out (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês Li Qiang manifestou nesta segunda-feira a prontidão da China para manter a comunicação estratégica com a Austrália, expandir a cooperação mutuamente benéfica e continuar trabalhando juntos para construir uma parceria estratégica abrangente China-Austrália mais madura, estável e produtiva.

Isso trará mais benefícios para os dois povos e fará maiores contribuições para a paz, estabilidade e desenvolvimento na região e no mundo, afirmou ele ao conversar com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, à margem das reuniões de líderes sobre a cooperação da Ásia Oriental, realizadas na Malásia.

Em julho, o presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com Albanese e estabeleceu novos planos para aprofundar as relações China-Austrália, disse Li.

Ele indicou que nos últimos meses, os laços bilaterais continuaram registrando uma tendência positiva, com progresso estável de intercâmbios e cooperação em vários campos.

A China está disposta a fortalecer o alinhamento das estratégias de desenvolvimento e a coordenação política com a Austrália, disse Li, manifestando a prontidão da China para aproveitar plenamente o papel de diálogos institucionais, incluindo o Diálogo Econômico Estratégico China-Austrália, a comissão econômica conjunta, e para explorar ativamente caminhos na promoção da revisão e da atualização dos acordos bilaterais de livre comércio.

Ele disse que estes esforços aprofundarão ainda mais a cooperação econômica e comercial prática e aproveitarão o potencial de cooperação em áreas como economia verde, indústrias de alta tecnologia e em setores digitais.

A China continuará a apoiar mais empresas chinesas competentes à investir na Austrália, disse Li, expressando a esperança de que a Austrália forneça um ambiente aberto, transparente e não discriminatório para os investimentos e operações das mesmas.

O primeiro-ministro chinês pediu aos dois lados que promovam intercâmbios e cooperação em juventude, educação e turismo, entre outros, e trabalhem juntos para cultivar sentimentos amistosos entre os povos.

À medida que o défice de governança global atual continua crescendo, a China está disposta a reforçar a coordenação com a Austrália em mecanismos multilaterais como as Nações Unidas e a Organização Mundial do Comércio para promover a melhoria contínua da governança global, segundo Li.

Por sua vez, Albanese observou que as relações Austrália-China estão atualmente se desenvolvendo de forma sólida com progressos na cooperação prática em vários campos decorrendo bem, acrescentando que seu país está comprometido com a promoção do desenvolvimento maduro e estável das relações bilaterais.

A Austrália, de acordo com ele, continua pronta para reforçar os intercâmbios de alto nível e diálogos a todos os níveis com a China, aprofundar a compreensão mútua, gerir adequadamente as diferenças e expandir a cooperação em áreas como comércio, economia verde, minerais, mudanças climáticas, cultura, intercâmbios interpessoais, entre outras.

A Austrália apoia a China na realização da Reunião de Líderes Econômicos da APEC em 2026 e está disposta a manter a comunicação e a colaboração com a China para salvaguardar o sistema de livre comércio e promover a estabilidade e a prosperidade regionais.