Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China está disposta a explorar potencial para cooperação prática com RPDC, diz premiê Li

11 de outubro de 20254 min de leitura

Pyongyang, 11 out (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, afirmou neste sábado que a China está disposta a trabalhar com a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) para explorar o potencial de cooperação prática e adicionar mais ímpeto ao desenvolvimento e à construção dos dois países.

Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), fez essas declarações durante a sua reunião com Pak Thae Song, primeiro-ministro do gabinete da RPDC e membro do presidium do Birô Político do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC).

Li disse que, durante a recente reunião em Beijing, o secretário-geral Xi Jinping e o secretário-geral Kim Jong Un chegaram a uma série de consensos importantes sobre o aprofundamento das relações entre os dois partidos e os dois países.

A China vai, como sempre, apoiar firmemente o PTC na liderança do povo da RPDC para seguir um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais, afirmou ele.

Li enfatizou que a China está disposta a trabalhar com a RPDC para implementar os consensos alcançados pelos líderes mais altos dos dois partidos e dos dois países, intensificar os intercâmbios de alto nível, fortalecer a comunicação estratégica, consolidar continuamente a confiança política mútua e garantir novos progressos na amizade e cooperação tradicionais entre a China e a RPDC.

Salientando que tanto a China como a RPDC estão atualmente fazendo todos os esforços para promover a causa da construção socialista, Li expressou a vontade de trabalhar com a RPDC para explorar o potencial de cooperação prática e adicionar mais ímpeto ao desenvolvimento e à construção dos dois países.

Os povos da China e da RPDC têm uma amizade profunda e especial, disse Li, apelando a ambas as partes para que intensifiquem os intercâmbios e as visitas mútuas a todos os níveis em áreas como a juventude, a cultura, a educação, a arte e o esporte, e continuem a aprofundar os sentimentos amigáveis entre os povos.

Este ano marca o 75º aniversário da entrada dos Voluntários do Povo Chinês (VPC) na RPDC para lutar na Guerra de Resistência contra a Agressão dos EUA e Ajuda à Coreia, destacou Li, observando que a China está pronta para trabalhar com a RPDC para realizar com sucesso as atividades comemorativas.

Como a situação internacional está passando por mudanças profundas, ambos os lados devem se unir e cooperar mais estreitamente para salvaguardar os direitos e interesses legítimos da China e da RPDC, e manter a equidade e a justiça internacionais, observou ele.

Por sua vez, Pak afirmou que o encontro histórico entre o secretário-geral Kim e o secretário-geral Xi em Beijing, há pouco tempo, proporcionou orientação estratégica e injetou um forte impulso no desenvolvimento das relações entre a RPDC e a China.

O PTC, o governo e o povo da RPDC nutrem sentimentos sinceros e amigáveis em relação à China, afirmou ele, observando que consolidar e desenvolver as relações inquebrantáveis entre a RPDC e a China é a posição inabalável do PTC e do governo da RPDC.

O lado da RPDC está disposto a trabalhar com a China para implementar os importantes consensos alcançados pelos líderes mais altos dos dois partidos e dos dois países, reforçar os intercâmbios em governança, expandir os intercâmbios amigáveis, aprofundar a cooperação em vários domínios, cooperar estreitamente no caminho da realização da causa socialista e criar constantemente uma nova situação nas relações amigáveis e de cooperação entre a RPDC e a China, afirmou Pak.

A RPDC apoia firmemente a China na defesa dos seus interesses fundamentais e está disposta a comemorar conjuntamente o 75.º aniversário da entrada dos VPC na RPDC para lutar na Guerra de Resistência contra a Agressão dos EUA e Ajuda à Coreia, afirmou, apelando a ambas as partes para que se engajem estreitamente na colaboração multilateral e defendam os interesses comuns.

Na manhã desta sexta-feira, Li, acompanhado por Pak, visitou o Palácio do Sol de Kumsusan para prestar homenagem aos falecidos líderes da RPDC, Kim Il Sung e Kim Jong Il.