Bellinzona, Suíça, 11 out (Xinhua) -- A China e a Suíça emitiram na sexta-feira um documento conjunto descrevendo um amplo consenso sobre o aprofundamento da cooperação bilateral e multilateral e a promoção de sua parceria estratégica.
O documento foi emitido na quarta rodada do Diálogo Estratégico entre os Ministros das Relações Exteriores da China e da Suíça, na cidade de Bellinzona, no sul da Suíça. O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, visitou a Suíça para o diálogo a convite do conselheiro federal e ministro das Relações Exteriores da Suíça, Ignazio Cassis.
Este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Suíça, e os dois países celebrarão o 10º aniversário de sua parceria estratégica inovadora no próximo ano.
Os dois lados estão comprometidos em construir a partir do importante consenso alcançado pelos líderes de seus países, avançar os resultados da cooperação bilateral e promover novos desenvolvimentos em sua parceria estratégica inovadora, disse o documento.
Eles também expressaram disposição em fortalecer a cooperação em diversos setores, incluindo cultura, educação e turismo, visando aprofundar o entendimento mútuo e fortalecer a amizade entre os dois povos, disse o documento.
Os dois lados elogiaram o acordo de livre comércio em vigor desde 2014, ressaltando seu importante papel no comércio bilateral e na cooperação econômica. Os dois países estão prontos para avançar nas negociações sobre a atualização do acordo em um nível mais alto, a fim de impulsionar ainda mais a cooperação comercial e econômica, salvaguardar o livre comércio e promover a globalização econômica de uma maneira mais aberta, inclusiva e equilibrada, para beneficiar a todos, afirma o documento.
Os dois países concordaram em aproveitar os mecanismos ativos de diálogo bilateral em vários campos e continuar sua cooperação em áreas como finanças, direitos humanos, proteção ambiental e climática, desenvolvimento verde e sustentável e inteligência artificial.
A Suíça acolhe com satisfação a iniciativa da China de estabelecer a Organização Internacional para Mediação (IOMed, em inglês) e está disposta a fortalecer a cooperação com a China neste campo, afirma o documento.
Ambos os países reafirmaram seu apoio ao sistema internacional centrado na ONU e à ordem internacional baseada no direito internacional, e se comprometeram em se engajar em uma cooperação produtiva por meio de plataformas multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio, afirma o documento.
A Suíça acolhe com satisfação a Iniciativa de Governança Global proposta pelo presidente chinês Xi Jinping, que visa reformar e melhorar o sistema de governança global. A Suíça está comprometida em apoiar todas as iniciativas de governança global baseadas no respeito ao direito internacional, afirma o documento.
Ele afirma que os dois ministros das Relações Exteriores estão dispostos a manter uma comunicação estreita e continuar a realizar diálogos estratégicos regulares, alternando entre os dois países. A próxima rodada desse diálogo será realizada na China.
