Beijing, 2 nov (Xinhua) -- O vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, co-presidiu a 12ª reunião do Comitê de Cooperação em Investimentos China-Rússia com o primeiro vice-primeiro-ministro russo, Denis Manturov, em Beijing, neste sábado, e os dois lados se comprometeram a aumentar a cooperação em investimentos.
Ding, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que a China está disposta a trabalhar com a Rússia para melhorar continuamente a qualidade e a eficiência da cooperação em investimentos sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, enriquecer constantemente a conotação da parceria de coordenação estratégica abrangente China-Rússia para uma nova era, e melhorar o bem-estar dos povos de ambos os países.
Ele elogiou o progresso e as conquistas na cooperação em investimentos China-Rússia no ano passado e apresentou uma proposta de quatro pontos que visa aprofundar a cooperação bilateral.
Primeiro, os dois lados devem se concentrar em áreas-chave, fortalecer a liderança exemplar e se esforçar para entregar resultados mais práticos. Segundo, eles devem reforçar a comunicação e a coordenação, alavancar os seus pontos fortes complementares e aprofundar e substanciar a cooperação em investimentos. Terceiro, os dois países devem fortalecer o alinhamento entre oferta e demanda, aproveitar o potencial de cooperação e explorar ativamente novas áreas de investimento. Quarto, devem continuar a ampliar a abertura, melhorar o ambiente empresarial e aumentar constantemente a confiança das empresas na cooperação.
Manturov disse que a Rússia está pronta para desempenhar plenamente o papel de orientação e coordenação do Comitê de Cooperação em Investimentos Rússia-China, promover um ambiente de negócios justo e transparente, avançar constantemente em projetos-chave, cultivar ativamente novos motores de crescimento e levar as relações Rússia-China a novos patamares.
Após a reunião, Ding e Manturov testemunharam a assinatura de documentos de cooperação.



