Beijing, 12 set -- Os bancos centrais da China e da Indonésia lançaram oficialmente nesta quinta-feira uma estrutura de liquidação em moedas locais para transações bilaterais, com o objetivo de facilitar o uso de moedas locais no comércio e investimento bilaterais.
A nova estrutura baseia-se em um memorando de entendimento assinado em maio deste ano, que atualizou uma estrutura de cooperação anterior, expandindo o escopo das liquidações em moedas locais para cobrir todos os itens da balança de pagamentos.
Também na quinta-feira, os presidentes dos dois bancos centrais anunciaram o início de um teste bidirecional para o projeto de interconexão transfronteiriça do código QR China-Indonésia, que permitirá que as transações sejam liquidadas em moedas locais. Espera-se que esteja totalmente operacional em 2025.
"O estabelecimento da estrutura de liquidação em moedas locais para transações bilaterais e a interconexão de pagamentos transfronteiriços com código QR são conquistas importantes da cooperação financeira entre a China e a Indonésia", disse Pan Gongsheng, presidente do Banco Popular da China (BPC).
Ele disse que os dois bancos centrais precisam continuar a aprofundar a cooperação em áreas como conexão de sistemas de pagamento, uso de moedas locais e moedas digitais.
Os dois bancos também estabelecerão um mecanismo de trabalho conjunto para institucionalizar ainda mais a cooperação bilateral e promover uma cooperação financeira mais profunda e sólida, de acordo com o BPC.

