Beijing, 24 nov (Xinhua) -- Em resposta a uma pergunta sobre o plano do Japão de implantar armas ofensivas nas proximidades da região chinesa de Taiwan, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse na segunda-feira que esse desenvolvimento é extremamente perigoso, pedindo maior vigilância dos países vizinhos e da comunidade internacional.
A porta-voz Mao Ning fez as observações em uma coletiva de imprensa diária, apontando que as ações do Japão deliberadamente aumentam as tensões regionais e provocam confrontação militar.
Considerando os comentários errôneos da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi sobre Taiwan, este é um desenvolvimento extremamente perigoso e exige maior vigilância dos países vizinhos e da comunidade internacional, acrescentou ela.
A China nunca permitirá que forças de extrema direita no Japão revertam o curso da história, nem permitirá qualquer interferência externa na região de Taiwan, ou permitirá que o militarismo japonês ressurgisse, disse Mao.
A porta-voz também observou que a China tem a determinação e a capacidade de defender sua soberania nacional e integridade territorial.

