Beijing, 10 out (Xinhua) -- Não há nada de crível sobre o Comitê Seleto da Câmara dos EUA sobre a China, que continua atacando e difamando a China por sua agenda política, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, nesta quinta-feira.
Guo fez as observações em resposta a uma pergunta sobre uma investigação que o comitê divulgou recentemente, que espalhou desinformação e propôs restrições ao intercâmbio normal e à cooperação na educação entre os dois países.
"Por causa desta investigação irresponsável, o lado chinês apresentou um protesto ao lado dos EUA", disse Guo.
O intercâmbio e a cooperação em educação entre a China e os EUA são mutuamente benéficos. Isto é do interesse de ambos os lados, é o que os dois países esperam e é propício à interação e compreensão entre os dois povos, acrescentou Guo.
Ele observou que alguns políticos dos EUA exageram no conceito de segurança nacional e interferem e interrompem a cooperação educacional normal e os intercâmbios culturais e interpessoais entre os dois países, e suas tentativas não encontram apoio e não levarão a lugar nenhum.
A China pede aos EUA que cumpram o compromisso do presidente Donald Trump de receber estudantes chineses para estudar no país e parem de prejudicar os interesses das partes relevantes e as relações China-EUA, disse Guo, acrescentando que a China ficará de olho no que os EUA dizem e fazem e fará o que for necessário para defender firmemente seus direitos e interesses legítimos.