Beijing, 7 nov (Xinhua) -- Estima-se que a China crie um espaço de mercado adicional de cerca de 10 trilhões de yuans (US$ 1,4 trilhão) nos próximos cinco anos, por meio da modernização das principais indústrias tradicionais e da expansão da manufatura avançada, de acordo com um relatório de think tank divulgado nesta sexta-feira.
O relatório, intitulado "O Estágio Crítico para Basicamente Realizar a Modernização Chinesa -- Plano Estratégico para o Desenvolvimento Econômico e Social da China no Período do 15º Plano Quinquenal", foi divulgado pelos think tanks nacionais de alto nível do Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do Partido Comunista da China e da Agência de Notícias Xinhua.
De acordo com o relatório, durante o 15º Plano Quinquenal (2026-2030), a China continuará a implementar a nova filosofia de desenvolvimento, e permitirá que ela oriente todas as reformas e desenvolvimento, acelerando assim a formação de um novo padrão de desenvolvimento sustentável.
O relatório afirma que a China também cultivará indústrias pilares emergentes e acelerará o desenvolvimento de clusters industriais emergentes estratégicos, uma medida que abrirá um mercado de trilhões de yuans.
Além do setor industrial emergente, uma iniciativa para expandir e modernizar o setor de serviços é projetada para remodelar e melhorar o panorama econômico em um ritmo mais rápido e criar novos espaços para a expansão econômica, segundo o documento.
O relatório acrescentou que a China fortalecerá o planejamento de infraestrutura e desenvolverá instalações adequadamente orientadas para o futuro para construir um sistema de infraestrutura interconectado, sinérgico, seguro e eficiente no próximo período de cinco anos. Fim

