Beijing, 30 out (Xinhua) -- A China estabeleceu um sistema completo de abastecimento de produtos de lítio, informou na quarta-feira a Associação da Indústria de Metais Não Ferrosos da China.
A produção nacional de produtos-chave de lítio, incluindo carbonato de lítio, hidróxido de lítio e materiais catódicos para baterias de íon-lítio, ocupa o primeiro lugar global há anos, disse o representante da associação, Lin Ruhai, em uma coletiva de imprensa.
De janeiro a setembro deste ano, a produção nacional de carbonato de lítio totalizou aproximadamente 588 mil toneladas, enquanto a produção de hidróxido de lítio ficou em cerca de 303 mil toneladas, segundo os dados.
Lin observou que a indústria de baterias de íon-lítio da China possui uma cadeia industrial completa e em grande escala, que abrange todo o ciclo de vida, desde o desenvolvimento de recursos até a reciclagem.
Ele disse que os mercados de veículos de nova energia (NEV) e armazenamento de energia do país em rápido crescimento criaram um vasto espaço para inovação tecnológica e utilização da capacidade.
Em 2024, a produção e as vendas de NEV do país ultrapassaram 12 milhões, liderando o ranking global pelo décimo ano consecutivo.

