Beijing, 30 out (Xinhua) -- A China alocou um total de 500 bilhões de yuans (US$ 70,56 bilhões) por meio de um novo instrumento financeiro baseado em políticas, anunciaram os principais bancos de política do país nesta quinta-feira.
O Banco de Desenvolvimento da China, o Banco de Exportação e Importação da China e o Banco de Desenvolvimento Agrícola da China destinaram 250 bilhões de yuans, 100 bilhões de yuans e 150 bilhões de yuans, respectivamente, para apoiar a construção de projetos em áreas-chave e setores carentes.
Espera-se que a medida estimule mais de 7 trilhões de yuans em investimentos, segundo dados dos bancos de fomento. O instrumento financeiro prioriza projetos de inovação tecnológica, expansão do consumo e estabilização do comércio exterior, além de apoiar iniciativas em províncias econômicas importantes e projetos de investimento privado.
Especialistas do setor acreditam que o instrumento financeiro acelerará a construção de projetos planejados para o primeiro semestre do ano, impulsionará a produção tangível no quarto trimestre, expandirá o investimento efetivo e promoverá o desenvolvimento estável e saudável da economia chinesa.

