Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China canaliza 500 bilhões de yuans por meio de novo instrumento financeiro baseado em políticas para estimular investimento

30 de outubro de 20251 min de leitura

Beijing, 30 out (Xinhua) -- A China alocou um total de 500 bilhões de yuans (US$ 70,56 bilhões) por meio de um novo instrumento financeiro baseado em políticas, anunciaram os principais bancos de política do país nesta quinta-feira.

O Banco de Desenvolvimento da China, o Banco de Exportação e Importação da China e o Banco de Desenvolvimento Agrícola da China destinaram 250 bilhões de yuans, 100 bilhões de yuans e 150 bilhões de yuans, respectivamente, para apoiar a construção de projetos em áreas-chave e setores carentes.

Espera-se que a medida estimule mais de 7 trilhões de yuans em investimentos, segundo dados dos bancos de fomento. O instrumento financeiro prioriza projetos de inovação tecnológica, expansão do consumo e estabilização do comércio exterior, além de apoiar iniciativas em províncias econômicas importantes e projetos de investimento privado.

Especialistas do setor acreditam que o instrumento financeiro acelerará a construção de projetos planejados para o primeiro semestre do ano, impulsionará a produção tangível no quarto trimestre, expandirá o investimento efetivo e promoverá o desenvolvimento estável e saudável da economia chinesa.