Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China aprimora medidas de apoio para impulsionar o potencial de PMEs

18 de janeiro de 20262 min de leitura
Compartilhe

Beijing, 18 jan (Xinhua) -- O Ministério da Indústria e Informatização da China revisou suas medidas de gestão para o cultivo de pequenas e médias empresas (PME) de "qualidade", integrando oficialmente as empresas de base tecnológica em seu plano de desenvolvimento.

As medidas atualizadas de gestão para o cultivo, em vigor a partir de 1º de abril de 2026, introduzem um mecanismo proativo de descoberta para identificar PMEs de alto potencial, analisando dados em setores como cadeias de suprimentos, propriedade intelectual e desenvolvimento de talentos.

Além disso, os padrões para o reconhecimento de PMEs de "qualidade" foram refinados, com foco na participação no mercado internacional, investimento em pesquisa e desenvolvimento e direitos de propriedade intelectual.

De acordo com as medidas, os governos locais são incentivados a alavancar políticas financeiras, tributárias e industriais para fornecer apoio personalizado às PMEs com base em suas necessidades específicas e estágios de desenvolvimento.

A medida reflete os esforços contínuos da China para promover as PMEs, que são vistas como os principais motores da criação de empregos, do crescimento econômico e da inovação.

O país já cultivou 17,6 mil "pequenas gigantes" empresas e apoiou mais de 600 mil PMEs tecnológicas e inovadoras desde o início de seu 14º Plano Quinquenal.

Um funcionário do ministério afirmou que a pasta continuará a colaborar com outras agências e governos locais para otimizar ainda mais o desenvolvimento das PMEs, garantindo que as empresas especializadas e inovadoras continuem a crescer.