Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China altamente preocupada com recentes declarações extremas e ameaçadoras no Japão, diz porta-voz

18 de novembro de 20251 min de leitura

Beijing, 18 nov (Xinhua) -- A China está muito preocupada com as recentes declarações de teor extremo e ameaçador no Japão, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, em entrevista coletiva regular realizada nesta segunda-feira.

Em resposta a uma pergunta sobre o governo chinês ter aconselhado seus cidadãos a evitarem viagens ao Japão devido a preocupações de segurança, Mao disse que, há algum tempo, ocorreram vários casos criminais envolvendo cidadãos chineses no Japão e que têm surgido comentários de teor extremo e ameaçador contra a China por parte de direitistas japoneses e na internet.

"China está altamente preocupada com isso. É totalmente razoável que os departamentos relevantes emitam os alertas", disse Mao.

Respondendo a outra pergunta sobre a visita de Kanai Masaaki, diretor-geral do Departamento de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Mao enfatizou que, em relação às declarações equivocadas da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi sobre Taiwan, a China apresentou e continuará apresentando firmes representações e protestos ao Japão, exigindo seriamente que o país reflita e corrija imediatamente seus erros, retraia as declarações equivocadas e pare de fazer provocações em questões relacionadas à China.