Beijing, 8 set (Xinhua) -- O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se reuniu nesta segunda-feira em Beijing com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel.
Observando que este ano marca o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial, Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, expressou o apreço da China a Portugal por ter enviado representantes para participar das atividades comemorativas na China.
A visita do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, à China é de grande importância, pois este ano marca o 20º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica abrangente entre a China e Portugal, disse Wang.
Wang também observou que a China está disposta a trabalhar com Portugal para aprofundar sua amizade, reforçar a cooperação e levar as relações bilaterais a um novo patamar.
Rangel agradeceu à China pelos preparativos ativos para a visita do primeiro-ministro Luís Montenegro, observando que Portugal valoriza muito as suas relações com a China e espera usar a visita como uma oportunidade para promover uma maior cooperação bilateral.
A visão incorporada pela Iniciativa de Governança Global tem princípios fundamentais que devem ser defendidos ao abordar os desafios globais e os assuntos internacionais importantes, disse Rangel, acrescentando que Portugal está disposto a fortalecer a comunicação com a China e a aprofundar a cooperação dentro de mecanismos multilaterais, como as Nações Unidas.