Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Chanceler chinês mantém conversas com homóloga da RPDC

29 de setembro de 20253 min de leitura
Compartilhe
Chanceler chinês mantém conversas com homóloga da RPDC

Beijing, 28 set (Xinhua) -- O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, manteve conversas com a ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Choe Son Hui, em Beijing, neste domingo, observando que manter, consolidar e desenvolver as relações bilaterais sempre foi uma diretriz estratégica firme do Partido Comunista da China (PCCh) e do governo chinês.

Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh, disse que a China e a RPDC são vizinhas amigáveis, ligadas por montanhas e rios, acrescentando que a amizade tradicional forjada e cultivada pelas gerações mais antigas dos líderes dos dois Partidos e dos dois países é um ativo valioso compartilhado por ambos os lados.

No início deste mês, o secretário-geral Xi Jinping e o secretário-geral Kim Jong Un realizaram uma reunião histórica e chegaram a um consenso importante, apontando a direção e traçando o plano para o desenvolvimento das relações China-RPDC, observou Wang.

Ele afirmou que os dos lados devem implementar o consenso importante alcançado pelos principais líderes dos dois Partidos e dos dois países, aumentar a comunicação estratégica e fortalecer os intercâmbios e a cooperação, de modo a impulsionar melhor o bem-estar dos dois povos e promover conjuntamente a paz e o desenvolvimento regionais.

Wang também informou sobre a situação interna da China, ressaltando que, como a China e a RPDC são países socialistas com ideais e objetivos comuns, os dois lados devem reforçar o intercâmbio de experiências em governança e administração para promover o desenvolvimento de suas respectivas causas socialistas.

Segundo ele, a China aprecia o firme apoio da RPDC aos interesses centrais e às principais preocupações da China, e seu suporte ao conceito de construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, bem como à Iniciativa de Desenvolvimento Global, à Iniciativa de Segurança Global, à Iniciativa de Civilização Global e à Iniciativa de Governança Global, propostas pela China.

A China está pronta para fortalecer a coordenação e a cooperação com a RPDC em assuntos internacionais e regionais, opor-se a todas as formas de hegemonismo e salvaguardar os interesses comuns de ambos os lados e a justiça e equidade internacionais, indicou Wang.

Choe disse que os eventos comemorativos da China para marcar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial demonstraram plenamente as conquistas históricas, a força nacional abrangente e o status internacional da China.

A reunião histórica realizada pelos principais líderes dos dois Partidos e dos dois países proporcionou orientação estratégica e forte impulso para aprofundar as relações entre a RPDC e a China, acrescentou a diplomata.

Ela observou que o lado da RPDC está disposto a trabalhar com o lado chinês para implementar o consenso alcançado pelos líderes máximos dos dois Partidos e dos dois países, melhorar a comunicação estratégica, aumentar os intercâmbios amigáveis, aprofundar a cooperação prática e promover o desenvolvimento das relações RPDC-China para um novo e mais alto nível.

Choe também destacou que a RPDC está disposta a cooperar estreitamente com a China em assuntos multilaterais, resistir conjuntamente ao unilateralismo e à política de poder e promover uma ordem mundial mais justa e equitativa. 

Xinhua/Yue Yuewei
Xinhua/Yue Yuewei