Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Centro de inovação do BRICS no leste da China faz progressos notáveis nos últimos cinco anos

17 de setembro de 20252 min de leitura
Compartilhe

Xiamen, 17 set (Xinhua) -- O ministro da Indústria e Informatização da China, Li Lecheng, disse nesta terça-feira que o Centro de Inovação da Parceria do BRICS na Nova Revolução Industrial, localizado em Xiamen, no leste da China, e criado pela China em 2020, fez progressos notáveis nos últimos cinco anos.

Falando no Fórum do BRICS sobre Parceria na Nova Revolução Industrial 2025, Li disse que o centro de inovação realizou cooperações em temas como coordenação de políticas, treinamento de talentos e desenvolvimento de projetos, tornando-se o primeiro projeto de cooperação prática no âmbito da Parceria do BRICS na Nova Revolução Industrial.

Ao longo dos últimos cinco anos, o centro manteve o espírito BRICS de abertura, inclusão e cooperação mutuamente benéfica, produzindo uma série de resultados marcantes, que incluem a realização do fórum anual, a construção de um centro de demonstração alfandegária BRICS, o coestabelecimento de um centro de pesquisa em economia digital e a aceleração do desenvolvimento tecnológico conjunto entre os países BRICS.

Li disse que, diante da intensificação da concorrência global em ciência e tecnologia e das profundas mudanças no cenário industrial, os países do BRICS e outras nações em desenvolvimento devem aproveitar ao máximo suas vantagens únicas em mercados, recursos e indústrias e fortalecer a coordenação de políticas, a cooperação tecnológica e a construção de ecossistemas.

Li também disse que os países do BRICS devem acompanhar as mudanças tecnológicas, fortalecer a coordenação política e regulatória e promover a interconectividade da infraestrutura digital.

Ele pediu aos países do BRICS que melhorem a eficiência do uso de recursos e energia, promovam conjuntamente o desenvolvimento industrial verde e sustentável, compartilhem oportunidades de forma inabalável por meio da abertura e salvaguardem a segurança, a estabilidade e o bom funcionamento das cadeias industriais e de abastecimento globais.

O Fórum do BRICS sobre Parceria na Nova Revolução Industrial 2025, com foco em liberar o potencial da cooperação internacional para alcançar uma industrialização inclusiva e sustentável, está sendo realizado em Xiamen, na Província de Fujian, na terça e na quarta-feira.