Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Cápsula de retorno da Shenzhou-21 pousa na Terra

14 de novembro de 20251 min de leitura

Jiuquan, 14 nov (Xinhua) -- A cápsula de retorno da espaçonave Shenzhou-21, transportando os astronautas da Shenzhou-20 Chen Dong, Chen Zhongrui e Wang Jie, pousou com sucesso na área de Dongfeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, nesta sexta-feira.

Às 11h14 (horário de Beijing), a nave espacial tripulada Shenzhou-21 desatracou da combinação da estação espacial. Às 14h49, o Centro de Controle Aeroespacial de Beijing emitiu um comando de retorno através da estação terrestre, e a cápsula orbital da espaçonave Shenzhou-21 separou-se da cápsula de retorno.

Em seguida, o motor de frenagem foi acionado e a cápsula de retorno Shenzhou-21 se separou da cápsula de propulsão. A cápsula de retorno pousou com sucesso às 16h40 no local de pouso Dongfeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, informou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA).

Os astronautas estão todos em boa saúde. Eles passaram 204 dias em órbita, estabelecendo um novo recorde de permanência em órbita entre as tripulações de astronautas chineses, informou a CMSA.