Urumqi, 8 jan (Xinhua) -- A capacidade instalada de armazenamento avançado de nova energia na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, atingiu 20,15 milhões de quilowatts no fim de 2025, de acordo com a State Grid Xinjiang Electric Power Company.
Este avanço apoia os esforços de Xinjiang para se tornar uma base estratégica nacional de recursos energéticos. Até o fim de 2025, a capacidade instalada de nova energia da região atingiu 161 milhões de quilowatts.
O armazenamento avançado de nova energia é crucial para lidar com a intermitência e a volatilidade da energia renovável. O sistema de armazenamento engloba várias tecnologias, incluindo baterias de fosfato de ferro-lítio, baterias de fluxo redox de vanádio e sistemas de armazenamento por volante de inércia.
Em 2025, o volume de energia elétrica carregada no sistema atingiu 9,1 bilhões de kWh, com 7,7 bilhões de kWh descarregados.
Li Guoqing, chefe do departamento de energia hidrelétrica e novas energias da empresa, disse que essa conquista marca a mudança acelerada de Xinjiang de uma zona de produção de energia limpa para uma área robusta de armazenamento e distribuição de energia, melhorando a qualidade da utilização de energia limpa.

