Rio de Janeiro, 10 out (Xinhua) -- O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou por telefone com o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, nesta quinta-feira, para discutir as relações econômicas entre os dois países, informou o Palácio do Itamaraty.
A conversa ocorre após o telefonema entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump na última segunda-feira.
"Na ocasião, após um diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, concordaram que equipes de ambos os governos se reunirão em breve em Washington, em data a ser definida, para dar continuidade à discussão de questões econômicas e comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes", lembrou a Chancelaria em nota.
Marco Rubio convidou o Ministro Mauro Vieira para integrar a delegação, permitindo um encontro presencial entre os dois para discutir questões prioritárias na relação entre Brasil e Estados Unidos.
Lula e Trump conversaram por meia hora por telefone na segunda-feira, durante a qual o brasileiro solicitou a retirada de tarifas sobre produtos brasileiros e sanções contra autoridades brasileiras, como cancelamento de vistos.
A conversa ocorreu após a crise gerada pela imposição de uma sobretaxa de 50% sobre diversos produtos brasileiros, que entrou em vigor em agosto.
A possibilidade de um encontro direto entre Lula e Trump foi anunciada pelo líder americano durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Nesse breve contato, os dois se cumprimentaram e concordaram em conversar.