Funcionários do governo de Bangladesh participam da cerimônia de abertura de um programa de treinamento em língua chinesa em Daca, Bangladesh, em 26 de janeiro de 2026. Um programa inaugural de treinamento em língua chinesa com duração de 15 semanas para funcionários do governo de Bangladesh começou nesta segunda-feira. O programa, uma iniciativa conjunta da Autoridade de Desenvolvimento de Investimentos de Bangladesh (BIDA, na sigla em inglês) e do Instituto Confúcio da principal universidade privada de Bangladesh, a Universidade North South, visa capacitar os funcionários a se comunicarem melhor com investidores chineses. Um total de 38 funcionários da BIDA, da Autoridade de Zonas Econômicas de Bangladesh e da Autoridade de Zonas de Processamento de Exportação de Bangladesh estão participando do programa. (Foto de Habibur Rahman/Xinhua)
Daca, 27 jan (Xinhua) -- Um programa inaugural de treinamento em língua chinesa com duração de 15 semanas para funcionários do governo de Bangladesh começou nesta segunda-feira na capital, Daca.
O programa, uma iniciativa conjunta da Autoridade de Desenvolvimento de Investimentos de Bangladesh (BIDA, na sigla em inglês) e do Instituto Confúcio da principal universidade privada de Bangladesh, a Universidade North South, visa capacitar os funcionários a se comunicarem melhor com investidores chineses.
Um total de 38 funcionários da BIDA, da Autoridade de Zonas Econômicas de Bangladesh e da Autoridade de Zonas de Processamento de Exportação de Bangladesh participam do programa.
Na cerimônia de abertura do programa em Daca, nesta segunda-feira, presidida por Mohammad Humayun Kabir, membro executivo da BIDA, foi exibido um vídeo documentário destacando as conquistas e o progresso da cooperação entre Bangladesh e China.
Em seu discurso na cerimônia, Li Shaopeng, conselheiro cultural da Embaixada da China em Bangladesh, disse que a relação entre Bangladesh e China é de longa data, amigável e multidimensional.
Ele acrescentou que o ensino de idiomas fortalecerá ainda mais essa relação e abrirá novos caminhos para a cooperação futura.
Em seu discurso, Kabir disse que as relações comerciais e de investimento entre Bangladesh e China estão em constante expansão.
Nesse contexto, ele disse que adquirir proficiência básica em chinês agregará uma nova dimensão à facilitação de investimentos e à comunicação com investidores.


