Rio de Janeiro, 17 set (Xinhua) -- O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil manteve, nesta quarta-feira, em sua sexta reunião do ano, a taxa básica de juros, Selic, inalterada em 15% ao ano.
A decisão era amplamente esperada pelo mercado financeiro e já havia sido praticamente antecipada pela diretoria do Banco Central em sua reunião de julho.
"O cenário continua marcado por expectativas desalinhadas das projeções de inflação elevadas, resiliência da atividade econômica e pressões no mercado de trabalho", afirmou o Comitê em comunicado anunciando a decisão.
"Para garantir a convergência da inflação para a meta em um ambiente de expectativas desalinhadas, é necessária uma política monetária significativamente contracionista por um período bastante prolongado", enfatizou.
Na reunião anterior, no final de julho, o Copom decidiu interromper o ciclo de alta dos juros, mantendo a Selic em 15% ao ano, argumentando que o ambiente externo está mais adverso devido às políticas comercial e fiscal adotadas pelos Estados Unidos.
A Selic está em seu nível mais alto em quase 20 anos. A próxima reunião do Copom está marcada para o início de novembro.

