Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Assinados mais de 500 acordos econômicos e comerciais na Expo China-ASEAN

22 de setembro de 20251 min de leitura

Nanjing, 22 set (Xinhua) -- A 22ª Expo China-ASEAN (CAEXPO) e a Cúpula de Negócios e Investimentos China-ASEAN foram concluídas no domingo em Nanning, na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, com mais de 500 acordos econômicos e comerciais assinados durante o evento.

Wei Zhaohui, secretário-geral do Secretariado da CAEXPO, disse em entrevista coletiva na tarde de domingo que a exposição deste ano testemunhou a assinatura de 155 projetos de investimento, dos quais 74 eram voltados para processamento e manufatura, representando 88% do investimento total.

Os projetos de manufatura abrangem setores como equipamentos mecânicos, petroquímica e engenharia química, metais não ferrosos, novos materiais, indústria leve e têxteis e tecnologia da informação, segundo Wei.

O evento de cinco dias ocupou uma área de exposição de 160 mil metros quadrados e atraiu 3.260 empresas de 60 países. As empresas dos países da ASEAN totalizaram 627.

Pela primeira vez, a exposição contou com um pavilhão dedicado à inteligência artificial (IA), exibindo cerca de 1.200 produtos, incluindo cerca de 20 grandes modelos de linguagem e 60 robôs inteligentes.

A 23ª CAEXPO está provisoriamente agendada para 17 a 21 de setembro de 2026, com as Filipinas como país de honra.