Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Ampliação: Propostas do PCCh para o novo plano quinquenal priorizam a construção de um sistema industrial modernizado, reforçando a economia real, diz funcionário

24 de outubro de 20252 min de leitura

Beijing, 24 out (Xinhua) -- Um alto funcionário disse nesta sexta-feira que as propostas do Partido Comunista da China (PCCh) para o 15º Plano Quinquenal contemplam maior prioridade na construção de um sistema industrial modernizado e no reforço das bases da economia real.

Zheng Shanjie, chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, fez as observações em uma coletiva de imprensa sobre os princípios orientadores da recém-concluída quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh.

Para alcançar essa meta, serão realizados esforços para atualizar as indústrias tradicionais, cultivar e expandir as indústrias emergentes e do futuro, promover o desenvolvimento de alta qualidade do setor de serviços e construir um sistema de infraestrutura modernizado, disse Zheng.

Os participantes da sessão deliberaram e aprovaram as Propostas do Comitê Central do PCCh para a Formulação do 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social.

As propostas delinearam que a China promoverá a modernização de indústrias-chave, consolidará a competitividade internacional de setores como os de produtos químicos, maquinário e construção naval, e desenvolverá aglomerações de manufatura avançada, afirmou Zheng.

Também serão envidados esforços para acelerar o desenvolvimento de aglomerações industriais estratégicas e emergentes, incluindo as de novas energias, novos materiais, aeroespaço e economia de baixa altitude, bem como para fomentar indústrias do futuro, como tecnologia quântica, biomanufatura, energia de hidrogênio e energia de fusão, interfaces cérebro-computador, inteligência incorporada e comunicações móveis de sexta geração.

Essas indústrias têm potencial para um crescimento significativo, com a nova escala a ser adicionada na próxima década equivalente à criação de todo um novo setor de alta tecnologia na China, o que, segundo Zheng, injetará um impulso contínuo no desenvolvimento de alta qualidade da economia do país.