Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Aeroporto Internacional Siem Reap-Angkor, no Camboja, com investimento chinês, comemora 2º aniversário de operação

18 de outubro de 20253 min de leitura
Aeroporto Internacional Siem Reap-Angkor, no Camboja, com investimento chinês, comemora 2º aniversário de operação

Passageiros em fila para fazer check-in no Aeroporto Internacional Siem Reap-Angkor, na província de Siem Reap, Camboja, em 16 de outubro de 2025. O Aeroporto Internacional Siem Reap-Angkor (SAI), com investimento chinês, comemorou na quinta-feira o segundo aniversário de suas operações. (Foto por Van Pov/Xinhua)

Siem Reap, Camboja, 16 out (Xinhua) -- O Aeroporto Internacional Siem Reap-Angkor (SAI), com investimento chinês, comemorou na quinta-feira o segundo aniversário de suas operações, com a inauguração de duas estátuas gigantescas.

Em discurso no evento, Mao Havannall, ministro responsável pela Secretaria de Estado da Aviação Civil do Camboja, parabenizou o SAI pelo seu segundo ano de operação, dizendo que o aeroporto é uma ponte que conecta o Camboja ao resto do mundo.

"Ele virou uma base sólida para apoiar o turismo e o investimento, impulsionando o crescimento econômico do Camboja em todo o país", disse ele.

O SAI operou um total de 29.154 voos com 2,73 milhões de passageiros até 30 de setembro de 2025, de acordo com a operadora do aeroporto.

A celebração contou com a presença de representantes do SAI, da Administração Provincial de Siem Reap, de companhias aéreas e de agentes de turismo.

No evento, as estátuas do antigo estudioso cambojano Divakarapandita e do antigo diplomata chinês Zhou Daguan foram inauguradas no terminal de embarque do aeroporto.

Havannall disse que Divakarapandita foi um importante estudioso e figura religiosa durante a Dinastia Angkor e serviu a cinco reis cambojanos.

Ele acrescentou que, durante o reinado do Rei Suryavarman II, no início do século 12, Divakarapandita iniciou a construção de Angkor Wat, um monumento arquitetônico único e famoso no mundo.

Para Zhou Daguan, o ministro disse que o enviado chinês visitou o Camboja no final do período Angkor (1296-1297) e documentou suas observações, incluindo o complexo de templos de Angkor Wat.

Ele acrescentou que Zhou fez uma importante contribuição para as relações culturais entre a China e o Camboja, pois suas observações serviram como um documento importante no estudo dos costumes e da história do Camboja.

Com investimento da Angkor International Airport Investment (Cambodia) Co Ltd, o SAI serviu como porta de entrada para o Parque Arqueológico de Angkor, tombado pela UNESCO.

Passageiros em fila para fazer o check-in no Aeroporto Internacional de Siem Reap-Angkor, na província de Siem Reap, Camboja, em 16 de outubro de 2025. O Aeroporto Internacional Siem Reap-Angkor (SAI), com investimento chinês, comemorou na quinta-feira o segundo aniversário de suas operações. (Foto por Van Pov/Xinhua)