Zhou Pan, ministro conselheiro da Embaixada da China no Nepal, discursa na cerimônia de encerramento do sétimo Curso de Treinamento em Língua Chinesa para Profissionais de Turismo Nepaleses em Catmandu, Nepal, em 19 de dezembro de 2025. Um total de 47 profissionais de turismo nepaleses receberam certificados ao término de uma sessão de treinamento em língua chinesa realizada nesta sexta-feira. (Xinhua/Zhang Ping)
Catmandu, 19 dez (Xinhua) -- Um total de 47 profissionais de turismo nepaleses receberam certificados ao término de uma sessão de treinamento em língua chinesa realizada nesta sexta-feira.
O treinamento foi realizado no âmbito de um programa de seis meses organizado pela Embaixada da China no Nepal, em cooperação com o Conselho de Turismo do Nepal e o Conselho Cultural e Educacional Nepal-China. As sete sessões de treinamento realizadas no âmbito do programa capacitaram quase 300 profissionais de turismo nepaleses com habilidades em língua chinesa.
Este ano marca o 70º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Nepal, coincide com o "Ano do Turismo do Nepal 2025" e é um ano essencial no plano decenal de turismo do Nepal (2023-2032), disse Zhou Pan, ministro conselheiro da Embaixada da China no Nepal.
"Como uma ponte para disseminar a civilização, trocar culturas e fortalecer a amizade, a indústria do turismo e seus profissionais são ‘diplomatas natos’", disse Zhou aos participantes da cerimônia.
Ram Krishna Lamichhane, diretor-geral do Departamento de Turismo do Nepal, disse que o programa é essencial para o Nepal, visto que o país prevê e recebe um número crescente de turistas chineses.

Ram Krishna Lamichhane (1º à esquerda), diretor-geral do Departamento de Turismo do Nepal, discursa na cerimônia de encerramento do sétimo Curso de Treinamento em Língua Chinesa para Profissionais de Turismo Nepaleses em Catmandu, Nepal, em 19 de dezembro de 2025. Um total de 47 profissionais de turismo nepaleses receberam certificados ao término de uma sessão de treinamento em língua chinesa realizada nesta sexta-feira. (Xinhua/Zhang Ping)


