Parceria entre Xinhua e Brasil 247

17ª equipe médica chinesa chega às Comores para impulsionar cooperação na área da saúde

18 de dezembro de 20254 min de leitura
Compartilhe
17ª equipe médica chinesa chega às Comores para impulsionar cooperação na área da saúde

O embaixador chinês nas Comores, Huang Zheng (1º à esquerda), e o ministro da Saúde e Proteção Social das Comores, Ahamadi Sidi Nahouda (2º à direita), entregam certificado de honra a um funcionário da 16ª equipe médica chinesa nas Comores, em uma cerimônia que marcou a chegada da 17ª equipe médica chinesa às Comores e a partida da equipe anterior em Moroni, capital das Comores, em 15 de dezembro de 2025. (17ª equipe médica chinesa nas Comores/Divulgação via Xinhua)

Antananarivo, 16 dez (Xinhua) -- Uma cerimônia que marcou a chegada da 17ª equipe médica chinesa às Comores e a partida da equipe anterior foi realizada na segunda-feira em Moroni, capital das Comores, destacando a cooperação bilateral em andamento na área da saúde.

Na cerimônia, o ministro da Saúde e Proteção Social das Comores, Ahamadi Sidi Nahouda, elogiou as equipes médicas chinesas pelos serviços prestados. "Com seu comprometimento diário, vocês têm contribuído significativamente para o fortalecimento do nosso sistema de saúde e para a melhoria do acesso aos cuidados médicos", disse o ministro.

Ele disse que as equipes médicas chinesas, como "testemunhas privilegiadas" da realidade diária das Comores, continuarão sendo "embaixadoras da amizade China-Comores", representando as profundas aspirações do povo comoriano por saúde, progresso e paz.

O embaixador da China nas Comores, Huang Zheng, disse que o envio das 16ª e 17ª equipes médicas chinesas às Comores é um exemplo do plano de ação de parceria para a saúde proposto na Cúpula 2024 do Fórum de Cooperação China-África.

O embaixador disse que a 16ª equipe médica chinesa desempenhou sua missão com distinção e espera que a 17ª equipe médica chinesa continue fortalecendo a amizade entre a China e as Comores por meio de sua expertise profissional, respeito à ética médica e dedicação inabalável.

Segundo Su Yunyu, chefe da 17ª equipe médica chinesa nas Comores, a nova equipe é composta por 11 profissionais especializados em cirurgia geral, ortopedia, obstetrícia e ginecologia e medicina tradicional chinesa.

Desde 1994, a China envia equipes médicas às Comores, um país insular no oeste do Oceano Índico, e já prestou serviços médicos para cerca de 600.000 pacientes até novembro.

O ministro da Saúde e Proteção Social das Comores, Ahamadi Sidi Nahouda, discursa em uma cerimônia que marca a chegada da 17ª equipe médica chinesa às Comores e a partida da equipe anterior em Moroni, capital das Comores, em 15 de dezembro de 2025. (17ª equipe médica chinesa nas Comores/Divulgação via Xinhua)

Su Yunyu, chefe da 17ª equipe médica chinesa nas Comores, discursa em uma cerimônia que marca a chegada da 17ª equipe médica chinesa às Comores e a partida da equipe anterior em Moroni, capital das Comores, em 15 de dezembro de 2025. (17ª equipe médica chinesa nas Comores/Divulgação via Xinhua)

O embaixador da China nas Comores, Huang Zheng, discursa em uma cerimônia que marca a chegada da 17ª equipe médica chinesa às Comores e a partida da equipe anterior em Moroni, capital das Comores, em 15 de dezembro de 2025. (17ª equipe médica chinesa nas Comores/Divulgação) (via Xinhua)

O embaixador chinês nas Comores, Huang Zheng (1º à esquerda), e o ministro da Saúde e Proteção Social das Comores, Ahamadi Sidi Nahouda (2º à direita), entregam certificado de honra a uma funcionária da 16ª equipe médica chinesa nas Comores, em uma cerimônia que marcou a chegada da 17ª equipe médica chinesa às Comores e a partida da equipe anterior em Moroni, capital das Comores, em 15 de dezembro de 2025. (17ª equipe médica chinesa nas Comores/Divulgação via Xinhua)